Velocidade do site: aprenda como testar e otimizar sua página! | Share Hunter

Velocidade do site: aprenda como testar e otimizar sua página!


Artigo Rodrigo Mu
De acordo com o Mobility Index 2018, apenas 5% das empresas no Brasil são capazes de afirmar que dominam o digital, em especial o mobile. Dentre as 20 empresas mais bem situadas no Index, destacam-se os bancos Itaú, Santander e Bradesco e seus recentes investimentos em soluções digitais (apps, web apps e sites mobile)!

A pesquisa realizada pelo grupo Mobility analisa diversos fatores para estabelecer um ranking correto de marcas: grau de mobilidade, presença das marcas em diferentes soluções mobile, estratégias de negócios, em mais de 60 critérios objetivos.


Neste artigo, quero propor avaliação de um critério chave o seu site, blog ou e-commerce: velocidade de conexão.

Todos sabemos que a internet no Brasil está longe de ser boa, ainda mais se considerarmos a rede mobile 3G ou 4G. Para se ter uma compreensão geral da importância deste critério: segundo o Google, um website institucional pode perder até 85% dos usuários por tempo de carregamento da página.

Ao pensarmos em um website ou solução web, devemos lembrar que vivemos o auge do imediatismo. Entender e desenvolver soluções para este público é o grande desafio dos grupos de desenvolvedores no mundo inteiro. O seu site pode ser excelente, com conteúdos relevantes e plugins diversos para otimizar a jornada do cliente; porém, se o tempo de carregamento não for bom, será que as pessoas vão esperar para ver?

Qual a influência da velocidade nos resultados do website?

Em 2010, o Google anunciou que a velocidade de carregamento é um dos 200 fatores de rankeamento. Ou seja: o tempo de carregamento do seu website em comparação com seus concorrentes impacta diretamente seu resultado em SEO (search engine optimization).

Atualmente, o Google passou a penalizar sites lentos de acordo com pesquisa desenvolvida pela Backlinko.

Além da penalização inicial, a velocidade do site atinge diretamente a experiência de usuário. De acordo com Aberdeen Group, cada 1 segundo de carregamento pode resultar em 11% de perda de usuários na média.

Dependendo do seu negócio, o tempo de carregamento do seu site pode se tornar um furo grave no seu funil de jornada do cliente. Antes de rever suas estratégias, conteúdos ou investimentos em marketing digital, verificar os resultados de perfomance da sua plataforma ou site é essencial.

Se você trabalha com vendas online, pode realizar uma estimativa de impacto em vendas através do Impact Calculator: https://www.thinkwithgoogle.com/feature/mobile/?country=Brazil&network=3G

Qual o tempo de carregamento ideal?

O mais rápido possível!

Apesar da resposta meio decepcionante, a verdade é esta. Quanto mais rápido for seu site, melhor.

Segundo o Google, uma velocidade média de 5s de carregamento é suficiente para manter seu site regular - sem penalização -, porém esta realidade está mudando. Cerca de 25% dos sites da internet já possuem tempo de carregamento menor que 2 segundos. E mais, 6% dos sites já carregam em menos de 1 segundo!

Qual a velocidade do seu site? Vamos testar?

Como testar a velocidade do site?

Existem diversas plataformas e ferramentas gratuitas que testam a velocidade do seu site. As principais e mais confiáveis são as desenvolvidas e liberadas pelo Google.

Além de analisar a velocidade e facilidade de navegação, estas ferramentas desenvolvem uma lista de melhorias possíveis no seu site para dinamizar e otimizar o resultado no mecanismo de busca (SEO). Conheça as ferramentas:

1. Google Test My Site

Com uma interface bem simples e direta, o Google Test My Site é uma ferramenta para quem tem pouca ou nenhuma experiência em desenvolvimento/programação.

Ele realiza uma análise comparativa segmentada por setor de atuação da sua empresa e sugere modificações que você pode repassar para sua equipe de desenvolvedores. O relatório pode ser encaminhado por e-mail


O Page Speed Insights é uma versão mais técnica do Test My Site. Trazendo os insights com dicas de programação e otimizações em código que podem ser realizados no website.

3. Solicite-nos uma avaliação

A Share Hunter pode realizar uma avaliação do seu site gratuitamente e entregar um relatório personalizado. Se houver interesse, preencha o formulário no rodapé da página com o seu site e e-mail para contato!



Tecnologias atuais para aceleramento de páginas

Pode parecer meio óbvio para quem trabalha com TI, mas para otimizar a velocidade do seu website precisamos analisar dois pontos centrais: design e programação (ou frontend e backend).

O primeiro ponto é chave para um site otimizado. Interfaces com imagens pesadas, difícil navegação e páginas pouco relevantes, sobrecarregam o site e tornam tudo mais lento.

Desenvolver estudos robustos em UX (user experience), hierarquizar informações relevantes e “enxugar” o site é dever do web designer responsável. Ouso dizer que o fim dos sites com milhares de abas (institucional, histórico da empresa, panorama de mercado, clipping e outras) está para acabar. Websites precisam ter objetivos claros, apresentar a solução da sua empresa à dor do seu prospect. Todo o restante pode ser trabalhado no blog.

Ainda no design, o mobile first é uma realidade. Seu cliente é Mobile First, logo seu site também precisa ser!

Na programação, diversas soluções estão ganhando importância nos últimos anos. O AMP (Acelerated Mobile Pages), do Google, parece despontar como solução para acelerar páginas na web acessadas pelo buscador.

Outra tendência forte é o armazenamento em cache dos Progressive Web Apps e Service Workers. Neste caso, o celular ou navegador web armazena todo o esqueleto do seu site no formato de Cache e, ao iniciar o site, o acesso fica muito mais rápido! Para aplicações mobile esta solução vem dando certo, leia nosso artigo sobre PWA’s!

A compactação de imagens no banco de dados do site é uma realidade já firmada entre as equipes de desenvolvimento. Resumidamente, o servidor identifica a velocidade e o aparelho de navegação (desktop, smartphone ou tablet) do usuário e carrega uma imagem otimizada para acelerar o carregamento do site. Ferramentas como o Gzip fornecem esta aplicação de maneira automatizada.

Conclusão

A melhor maneira de possui um site otimizado para o panorama da internet atual - mobile, instável e imediatista - é ter foco. Durante o processo de desenvolvimento de um website, se perguntar: “o que não precisa ter no meu site?”.

A maior parte das empresas aborda esta questão de maneira inversa - “o que precisa ter no meu site?”. Eu acredito que sites precisam seguir um modelo lean e objetivo. Menos informações, textos diretos e otimizados para buscadores, palavras-chaves bem definidas e Call to Actions efetivas e diretas.

Para alcançar o objetivo de criar um site veloz e efetivo, entender seu público-alvo e a matriz SWOT do seu negócio é essencial. Abandone aquele modelo de site antigo, carregado e sem foco e aposte em sites objetivos, modernos e adaptáveis ao acesso mobile.

Na Share Hunter, buscamos entender o modelo de negócios das empresas que nos procuram antes de propor um wireframe ou layout. A partir do nosso método de modelagem, o BLADE, buscamos extrair o objetivo do website para criar soluções efetivas. Entre em contato conosco por e-mail e solicite orçamento: contato@sharehunter.com.br



Velocidade Website Web

Rodrigo Mu

Marketing Digital

Analista de Marketing Digital na Share Hunter. Graduado em Publicidade e Propaganda pela PUCRS, trabalha há 6 anos com Marketing e Brand Content.


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