Qual a importância de ter um site responsivo?


Artigo Cibele Baseggio

Você provavelmente já deve ter passado por uma má experiência ao tentar acessar algum site, plataforma ou sistema pelo seu smartphone. Isto normalmente acontece quando tentamos acessar plataformas mais antigas, que, por sua vez, não tinham o objetivo de se “projetar” para o uso mobile dos seus usuários.


A necessidade de mobilidade da população acarretou no crescimento do uso de dispositivos móveis; que consequentemente exige uma mudança de postura das empresas, pois precisam investir e se adaptar ao uso mobile de suas plataformas.

O último relatório Digital in 2018, divulgado pelos serviços online Hootsuite e We Are Social, apontam que dispositivos mobile já são o principal ponto de acesso da população mundial, com o uso de 52%, enquanto os computadores tradicionais (laptops e desktops) são utilizados apenas por 43% da população. Tablets são usados por apenas 4% da população ao redor do mundo.


Com relação a esses dados, é impossível garantir que o seu cliente esteja em frente a um desktop no momento em que ele mais precisa de você. Ou que ele se mantenha na sua página por mais de três minutos caso ela não esteja otimizada para o mobile.
Ao começar a dar “vida” aos seus projetos que necessitem de um bom tráfego de usuários, listamos a seguir alguns pontos que precisam de maior atenção ao desenvolver a sua plataforma responsiva, adaptada para o mobile.


A usabilidade para manter seus clientes ativos

Usabilidade é um termo utilizado para definir a facilidade com que as pessoas podem empregar uma ferramenta, a fim de realizar uma tarefa específica. É um fato que conseguimos acessar a maioria das plataformas online em nossos dispositivos móveis, mas quantas delas são realmente funcionais? A facilidade e a velocidade que você disponibiliza para o seu usuário acessar menus, imagens, links importantes, telefones de contato entre outros, se torna o bom atendimento da empresa em relação ao seu público.

Redução de custos na manutenção da sua plataforma
Manter seu site atualizado para cada tipo de dispositivo com acesso à internet se tornou uma tarefa inviável nos tempos de hoje. Pense que toda vez que você quiser fazer uma atualização simples na sua página terá que pensar em como ela se adaptará a várias resoluções de tela, como por exemplo, desktops, tablets, smartphones, entre outros. Assim, a melhor forma de manter o seu site atualizado, otimizando o tempo de suas atualizações é desenvolvendo uma plataforma responsiva, onde as informações que devem ser alteradas se adequarão aos diferentes tamanhos de tela.

Pensar na experiência do usuário nunca é demais

O termo UX (User Experience) já se tornou comum no universo mobile. Isso por que na era digital se assim podemos chamar, estamos sempre à procura de experiências únicas, facilitadas pela tecnologia. Portanto, é sempre um desafio tornar a plataforma usual e eficiente em telas de smartphones, cujo nosso espaço é menor. Mas se usarmos de uma boa arquitetura da informação e das funcionalidades corretas, o seu usuário será capaz de navegar pelo seu site apenas com uma mão, interagindo com o seu meio digital até se tornar um cliente ativo.

Se você não tem uma plataforma responsiva, o que está perdendo?

Além do número de visitas da sua página ser menor comparado a de seus concorrentespois o tráfego de usuários que utilizam smartphones é mais relevante como vimos anteriormente-, a sua plataforma teria outros problemas a enfrentar: perder um bom posicionamento no Google, insatisfação dos seus consumidores finais e diminuir chances de venda em sua plataforma institucional ou e-commerce. Com um site responsivo, você amplia o alcance da sua marca, produto ou serviço para que o mesmo se torne a sua vitrine no mundo digital.


Um post no nosso Blog não é o suficiente para abordarmos todos os benefícios que a sua marca pode ter a partir de uma boa plataforma. Se você quiser saber mais sobre o assunto, precisa de ajuda para pôr os seus projetos em prática, agende agora um bate-papo com os profissionais da Share Hunter.

Um abraço e até a próxima!


sites usabilidade mobile responsivo ux ui tablets smartphone layout design desenvolvimento web interação digital interface tecnologia criação webdesigner

Cibele Baseggio

Analista de Marketing

UX Designer da Share Hunter, formada em Produção Multimídia, trabalha há quatro anos com Marketing Digital e desenhista nas horas vagas.


Inscreva-se em nossa newsletter e não perca nenhum post ou novidade Quero me inscrever!

Entre em contato com nossos Especialistas