O que são Progressive Web Apps ou PWA?


Artigo Rodrigo Mu
Progressive Web Apps é um termo utilizado para descrever uma nova metodologia de desenvolvimento de experiências digitais - sites e aplicativos. O PWA costuma ser apontado por muitos como a solução que une o melhor do desenvolvimento web e nativo de apps.

Em poucas palavras, o PWA é uma solução para entregar a melhor experiência de usuário em um processo com menos rotas de fugas e de modo ágil e efetivo.

Desde 2015, com o lançamento beta do Facebook Instant Article e Accelerated Mobile Pages Project (AMP) do Google, a expressão Web App ganhou força. Evidenciando um problema sistemático: websites tradicionais não são ideais para navegação em um smartphone.

A ideia por trás do PWA

Todos os dias, utilizamos nossos smartphones para trocar mensagens instantâneas, acessar nossas redes sociais e tocar músicas em aplicativos muito eficientes. Existe, porém, uma parte da navegação mobile que ainda não alcançou este patamar: websites mobile.

A comparação entre o desenvolvimento web e aplicativos nativos são inevitáveis. Enquanto websites mobile são, via de regra, lentos e pesados; aplicativos nativos são rápidos, entregam boas experiências (independente do aparelho) e são capazes de funcionar sem acesso a internet (offline).

Aplicativos nativos, porém, possuem um aspecto negativo muito alto. Partindo para uma reflexão interna: Quantos aplicativos você utiliza diariamente? Quantos aplicativos você buscou e instalou no seu smartphone na última semana? Agora, quantos sites você buscou ou acessou nas últimas 24h?

Dentro do marketing digital, costumamos listar Rotas de Fuga ao desenvolver estratégias para soluções digitais. Estas rotas são brechas no caminho que traçamos para converter novos usuários. Em um aplicativo, temos uma rota com, no mínimo, duas Rotas de Fuga críticas: acessar a loja (app store ou play store) e instalar o aplicativo.

Até o momento, havíamos somente estas duas opções. Velocidade e usabilidade ou alcance e responsividade.

Agora, se o sites mobile tivessem a mesma performance de um aplicativo nativo?


Definição de Progressive Web App

Como explicado no início, Progressive Web Apps são websites com um modelo novo de desenvolvimento. Segundo Alex Russell, engenheiro da Google, PWA são:

“Estes são sites que tomam esteroides. (..) Aplicações web que progressivamente se tornam apps”
(2015)

A equipe de engenheiros e desenvolvedores da Google também listaram alguns pontos para definir o que é um Progressive Web App. São eles:

Progressivo - Funciona para qualquer usuário, independentemente do navegador escolhido, pois é criado com aprimoramento progressivo como princípio fundamental.

Responsivo - Se adequa a qualquer formato: desktop, celular, tablet ou o que for inventado a seguir.

Independente de conectividade - Aprimorado com service workers para trabalhar off-line ou em redes de baixa qualidade.

Semelhante a aplicativos - Parece com aplicativos para os usuários, com interações e navegação de estilo de aplicativos, pois é compilado no modelo de shell de aplicativo.

Atual - Sempre atualizado graças ao processo de atualização do service worker.
Seguro - Fornecido via HTTPS para evitar invasões e garantir que o conteúdo não seja adulterado.

Descobrível - Pode ser identificado como "aplicativo" graças aos manifestos W3C e ao escopo de registro do service worker, que permitem que os mecanismos de pesquisa os encontrem.

Reenvolvente - Facilita o reengajamento com recursos como notificações push.
Instalável - Permite que os usuários "guardem" os aplicativos mais úteis em suas telas iniciais sem precisar acessar uma loja de aplicativos.

Linkável - Compartilhe facilmente por URL, não requer instalação complexa.


O que é Progressividade?

O ponto mais importante de um PWA é a progressividade. Inicialmente, ele é muito parecido a um website normal. Agregando informações, funcionalidades e se “tornando mais app” com o tempo.

Para alcançar este objetivo, o PWA é criado com base em uma linha de programação conhecida como Arquitetura de Aplicação em Concha a partir de um Service Worker. Este tipo de linguagem se aproveita da evolução dos navegadores web para propor uma experiência de usuário diferente: otimizando a velocidade do site, experiências offline avançadas, sincronizações periódicas em segundo plano, notificações push— funcionalidades que normalmente exigem um aplicativo nativo.

No vídeo abaixo, você pode comparar a performance de um site desenvolvido de maneira regular e um PWA utilizando um Service Worker:




A progressividade de um PWA se encerra com a instalação customizada no app. Diferente de um aplicativo nativo, esta instalação não passa por uma loja de aplicativos padrão, sendo realizada diretamente no navegador.

Esta instalação pode ser feita pela aba padrão do navegador (adicionar à tela inicial) ou via notificação no próprio PWA.



Para quem é recomendamos o PWA?

Sua empresa já pensou em desenvolver um aplicativo? Ou então, se você estiver pensando em iniciar um novo projeto digital que envolva o desenvolvimento de um aplicativo, talvez seja o momento de rever o conceito do seu negócio.

Desde que descobri a existência dos Progressive Web Apps passei a indicar para todos os empreendedores que me pediram apoio para o lançamento de um novo negócio. As facilidades de gerenciamento, atualização e retenção são os principais motivos para esta indicação.

Além destes motivos relacionados ao marketing digital, todas as empresas podem recolher benefícios de um PWA. Contratar o desenvolvimento de sites e aplicativos podem ser muito caros. Um Progressive Web App é uma alternativa mais econômica e rentável para sua empresa ou ferramenta digital.

Lojas virtuais (e-commerces) e portais de notícias também extrair bons resultados de um PWA. Principalmente pela facilidade de trabalhar com notificações push personalizadas sem a necessidade de forçar seu usuário a instalar um aplicativo nativo.

Conclusão

Aplicações web eram a definição inicial do Steve Jobs acerca dos atuais aplicativos. Porém, as barreiras tecnológicas impediram e moldaram os atuais aplicativos e os sites mobile.

Os Progressive Web Apps solucionam grande parte das dificuldades na navegação mobile oferecendo sites rápidos, efetivos e com boa experiência para o usuário. Um case de sucesso referência de Web App:


A Share Hunter é uma fábrica de softwares e soluções em web development. Trabalhamos com uma equipe multidisciplinar de programação e design UX para desenvolver a solução ideal do seu negócio para o seu usuário. O método BLADE é uma metodologia de modelagem de negócios digitais e estruturar projetos de inovação.

Agende uma conversa com um dos nossos consultores em negócios: clique aqui!



Se você quer conhecer mais sobre PWAs, separei alguns dos conteúdos que usei de referência para o desenvolvimento deste artigo! Vale a pena dar uma conferida:


https://developers.google.com/web/fundamentals/primers/service-workers/



https://brasil.uxdesign.cc/o-que-s%C3%A3o-progressive-web-apps-86e1b5306051



PWA Progressive web app aplicativos desenvolvimento novidade

Rodrigo Mu

Marketing Digital

Analista de Marketing Digital na Share Hunter. Graduado em Publicidade e Propaganda pela PUCRS, trabalha há 6 anos com Marketing e Brand Content.


Inscreva-se em nossa newsletter e não perca nenhum post ou novidade Quero me inscrever!

Entre em contato com nossos Especialistas