A importância da experiência do usuário em produtos digitais


Artigo Lúcia Kaplan

Nos últimos anos, com a crescente quantidade e aumento da complexidade de produtos digitais disponíveis no mercado, tem se falado muito em UX (User Experience) ou Experiência do Usuário, em português. Em um mundo cada vez mais competitivo, a experiência do usuário pode determinar o sucesso ou fracasso de um produto. Mas afinal, o que é UX e porque é tão importante pensar na experiência do usuário?

UX é tudo que afeta a interação do usuário com um produto. Sempre que alguém utiliza um produto, gera uma experiência. O que o UX designer faz é projetar a melhor experiência possível para o uso de um produto, sistema ou serviço, tendo em mente as necessidades e expectativas do usuário.

Para isso, o UX designer deve considerar elementos de design de interação, arquitetura da informação, pesquisa do usuário e outras áreas que possam impactar a experiência geral entre o usuário final e o produto digital. O diagrama de Dan Saffer mostra todas as áreas envolvidas na experiência do usuário.



Metodologias e ferramentas de UX

Por se tratar de uma disciplina tão ampla e complexa, o UX precisa ser inserido em uma metodologia ágil e centrada no usuário. O importante é encontrar um método que se adapte a sua equipe e as necessidades da empresa, e principalmente que seja flexível o suficiente para que possa ser utilizado de acordo com a demanda de projetos específicos.


Artigos que podem ser do seu interesse:

O que são Progressive Web Apps?

Como testar a velocidade do seu website?


Existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas em cada fase do projeto. As ferramentas utilizadas em cada projeto irão variar de acordo com as expectativas do cliente, o tempo alocado para o projeto, os recursos disponíveis, as regras do negócio entre outros fatores. O trabalho do UX designer é identificar o problema e utilizar as ferramentas corretas para encontrar a melhor solução para cada projeto.



Motivos para investir em UX em seus projetos

Claro, tudo isso leva tempo e uma equipe qualificada envolvida. Alguns podem dizer que tudo isso é perda de tempo, melhor ir direto ao ponto. Porém, trago aqui alguns motivos para incluir UX nos projetos digitais:

  1. Produtos que exigem menos retrabalho: é mais fácil e barato corrigir erros nas fases iniciais, antes de lançar no mercado ou mesmo antes de iniciar o desenvolvimento. 
  2. Produtos com menor risco para a reputação da empresa: processos de UX fazem o papel de controle de qualidade, garantindo que os produtos lançados realmente façam sentido para os usuários e para o mercado, trazendo maior credibilidade para a marca. 
  3. Produtos competitivos: com mais opções no mercado os usuários têm maior poder de escolha e se tornam mais exigentes. Entender as necessidades do usuário e entregar projetos com boa usabilidade pode ser o fator de escolha. 

Estes são apenas alguns pontos que mostram a importância do UX em produtos digitais. Um produto com uma boa experiência do usuário hoje não é mais um diferencial, mas sim um requisito básico para que as marcas e empresas possam se manter competitivas no mercado. Então lembre-se: se o usuário não tiver uma boa experiência com o produto, ele irá encontrar outro que proporcione uma interação melhor.

UX Design Design Thinking Tecnologia

Lúcia Kaplan

lucia-kaplan

UX Designer da Share Hunter, formada em Design Visual e desenhista nas horas vagas.


Inscreva-se em nossa newsletter e não perca nenhum post ou novidade Quero me inscrever!

Entre em contato com nossos Especialistas