Como fidelizar clientes com ajuda de um CRM?


Artigo Rodrigo Mu

Você já deve ter escutado que Fidelizar Clientes é o segredo para manter o seu negócio de portas abertas, não?

A Fidelização de Clientes é o maior objetivo de todas as grandes empresas no mercado como Apple, Uber e Nubank. Isso porque um cliente fidelizado gera diversos benefícios para a marca: gera vendas recorrentes, se torna fã da marca, passa a ser um embaixador e defensor dos seus produtos e serviços. Com isso, possui um custo menor de retenção do que o investimento necessário para adquirir um cliente novo.

Porém, se você está se sentindo mal por não conseguir fidelizar seus clientes, estamos aqui para ajudar!

Existem no mercado diversas opções de ferramentas de CRM que prometem ajudar na gestão do relacionamento com clientes. O CRM, do inglês, customer relationship management, é o braço direito de todo o empreendedor, vendedor ou gestor de empresa.

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Os CRMs possuem diversas vantagens que ajudam a sua empresa no processo de fidelização de clientes. Centralizando processos de pré-venda, venda e pós-vendas de maneira organizada em uma só plataforma. Confira como um CRM e a Share Hunter podem te ajudar neste processo:

Armazenamento de Informações

Como você armazena as informações de seus clientes?

Em muitas empresas, o uso de planilhas, agendas e até post-its para anotações e recados de prospects é comum. Porém, qual a efetividade deste processo? Como saber se esta informação é relevante ao meu negócio e se ela não está equivocada?

Utilizando uma ferramenta de CRM, você é capaz de centralizar estas informações de maneira padronizada e organizada. Captando leads através de registros automáticos, contatos pelo telefone ou pelas redes sociais, você extrai o máximo de seus esforços comerciais e de marketing.

Com uma ampla base de informações bem estruturadas, organizadas e de fácil acesso, fica mais fácil identificar quem é o seu verdadeiro público-alvo, qual o retorno obtido nos seus investimentos comerciais (ROI) e gerar novas estratégias para o seu negócio. Diferentemente das antigas planilhas, passíveis de erros e desatualização.

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Automatização Comercial

O processo de fidelização de clientes sempre foi complexo, com custos elevados e envolvendo muitas pessoas. Principalmente após o “boom” das redes sociais, que mudou drasticamente a relação das pessoas com as marcas, automatizar algumas funções se tornou necessário.

O grande propósito é poupar investimentos e tempo, permitindo que sua equipe continue enxuta e sem sobrecarregar ninguém. Em um CRM bem implementado, é possível criar pipelines ou funis de vendas aliados a automações de e-mails, contatos ou pedidos de feedbacks que ajudem a conquistar seu cliente.

Temos um artigo muito interessante sobre automação comercial, leia aqui!

Segmentação e Estratégias Direcionadas

Possuir uma base de dados cadastrais (mailing list) organizada é um elemento chave na criação de Estratégias Direcionadas.

Separando seus clientes em clusters ou segmentos simples como clientes casuais, recorrentes e inativos, você já será capaz de criar estratégias e abordagens ideais para cada um.

Por exemplo: clientes inativos podem ser atraídos com um desconto exclusivo ou brinde que aumente o valor agregado do seu produto. Já clientes casuais podem ser atraídos com uma newsletter mensal que cause interesse recorrente na sua marca. A lista de clientes recorrentes podem se interessar mais por lançamentos ou up-sales da sua marca.

Esta segmentação afeta, também, a atuação do seu setor de marketing que pode preparar campanhas bem segmentadas com públicos bem definidos e gerando conteúdos que favoreçam a geração de leads (SEO) via site.

Histórico de Relacionamento

Todos os detalhes do seu relacionamento com clientes merecem ser guardados. Uma função relativamente simples dos sistemas de CRM é o registro e criação de atividades ligadas a cada cliente. Desde ligações e e-mails, a feedbacks e sugestões. Todas estas atividades devem ser salvas em algum lugar: no CRM.

A grande diferença entre empresas de fidelizam clientes com as que precisam conquistar novos todos os meses se encontra no tratamento com o consumidor. Ele precisa ser o centro, se sentir especial. Por isso armazenar as informações são importantes, são elas que contribuem para o seu vendedor ou executivo comercial entender as dores do seu cliente e propor soluções para ele.

Investimento no Pós-Venda e Programa de Vantagens

Ainda em desenvolvimento no país, a cultura do pós-venda é um diferencial grande das empresas no mercado internacional que deve se refletir ainda mais no mercado nacional. Este é um passo crucial para se ganhar credibilidade e envolver o consumidor com a sua marca.

Desde pesquisas de satisfação quanto contatos recorrentes para solucionar pequenos problemas, estas são atitudes que fazem a diferença em um processo de fidelização. Os clientes passam a se enxergar como parte da marca e, como recompensa, você pode criar programas de vantagens, descontos especiais ou programas de indicação com um custo muito mais baixo.

Todas estas ações podem ser desenvolvidas com base no seu CRM, criando funis especiais de pós-venda e automatizando algumas funções para gerar interação contínua com seus consumidores.

Fidelização de Clientes!

Seguindo nossas dicas, você estará no caminho certo para fidelizar clientes. Porém, manter o processo funcionando é necessário esforço: análises, alterações, inovação. Nenhum processo estratégico deve ser estático, imutável, devemos estar sempre dispostos a evoluir nos processos comerciais e criando novas etapas para captar, reter e conquistar novos clientes.

Basicamente, esteja ligado ao que está funcionando. Apague aquilo que não está e incremente seus processos com novas etapas! Assim, você mantém a roda em movimento e fica mais próximo de criar clientes fiéis.

Conseguiu visualizar como um CRM bem estruturado e implementado pode fazer bem para a sua empresa? Estas foram somente algumas funções disponíveis que podem ser adaptadas a qualquer negócio.

Se você está pronto para iniciar sua jornada com uma ferramenta CRM, disponibilizamos 45 dias grátis na ferramenta Pipedrive. A Share Hunter é especialista em implementação de sistemas de CRM e parceira oficial do Pipedrive no Brasil. Conte conosco para buscar melhores resultados da sua empresa, entre em contato.


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Rodrigo Mu

Marketing Digital

Analista de Marketing Digital na Share Hunter. Graduado em Publicidade e Propaganda pela PUCRS, trabalha há 6 anos com Marketing e Brand Content.


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