Como funciona um sistema CRM?


Artigo Rodrigo Mu

Se você acessou esta publicação, possivelmente já saiba do que se trata a sigla CRM.

Caso ainda não saiba, não tem problema! Preparamos um material prévio para ajudar, você pode acessá-lo clicando aqui :)

Resumidamente, um CRM é um sistema que centraliza todas as informações relevantes de seus esforços comerciais para ajudar na gestão de relacionamento com prospects, clientes ativos e oportunidades! Muito reconhecido como o Braço Direito de todo o profissional de setor comercial, notamos que existe uma grande parcela de desinformação a respeito deste tipo de sistema. Por isso, preparamos este material explicando na prática como se dá o seu funcionamento!


Situação Ideal

Trazendo para um exemplo do dia a dia, para explicar melhor o funcionamento e sua importância para a sua empresa, imagine a seguinte situação: um cliente entra em contato procurando o produto X.

Após uma busca no estoque, seu vendedor informa ao cliente que o produto X está em falta. A partir daí, o seu vendedor trata de pegar o nome do cliente, o número de telefone e o e-mail de contato para avisá-lo assim que o produto voltar ao estoque.

Passada uma semana, o produto X retorna ao estoque. Seu vendedor entra em contato novamente com o cliente avisando que o produto que ele queria está disponível. O cliente, então, pode adquirir o produto ou informar que já conseguiu o produto desejado e agradecer a ligação.

Nesta ligação, seu vendedor tenta extrair todas as informações possíveis do prospect: quais as preferências do produto que ele busca, se ele utiliza regularmente o produto, se ele já realizou a compra em um concorrente, se ele gostou do atendimento. 

Porém, o que fazer com estes dados? Armazenar todas estas informações no CRM!

Com todos estes dados armazenados no software, torna-se muito mais fácil mapear as preferências do cliente e tipo de interação ideal para cada consumidor. Assim, quando um vendedor entrar em contato novamente, ele já terá em mãos todas as informações trocadas anteriormente, resultando em um relacionamento melhor.

Confira 3 motivos essenciais para você implementar um Sistema CRM na sua Empresa.


Situação Sem CRM

Para evidenciar ainda mais a importância do Sistema CRM na Situação Ideal, vamos fazer o exercício contrário: encontrar as brechas que um sistema CRM bem implementado evita no dia a dia da sua empresa. Então, vamos imaginar uma situação semelhante: um cliente entra em contato procurando o produto Y.

Após a mesma busca no estoque, seu vendedor informa que o produto está em falta. Frente a este impasse, seu vendedor pode seguir por dois caminhos:

  1. Desligar o telefone sem tomar nota do contato. Finalizando e perdendo o consumidor em potencial deixando uma péssima experiência do consumidor e gerando altos custos na captação.
  2. Tomar nota do contato. Mesmo sem padronização, tomar contato é essencial para todas as empresas.

Uma semana depois, o produto Y volta a estoque. Sem um sistema que alerte o vendedor responsável e repasse as informações de contato, retornar o contato de maneira pró-ativa é muito difícil. Assim, diversos consumidores em potencial podem se perder por falta de atenção e organização de atividades, resultando em uma grande perda de faturamento e aumento de custos para captação de novos clientes.

Uma opção para equipes pequenas: investir em automação comercial. Leia aqui.


 O Gerenciamento de Relacionamento com Clientes é uma prática, a cima de tudo, estratégica. Colocar o cliente em primeiro lugar e dedicar esforços para mante-lo satisfeito em todas as experiências de contato com a marca: redes sociais, e-mails, telefone ou física. O software contribui para melhor organização, centralizando as informações e alertando a pessoa/vendedor responsável na hora exata para maximizar as vendas e não perder nenhuma oportunidade no funil de vendas.

Investir em CRM é investir em uma ferramenta essencial para a melhor gestão da sua empresa. A Share Hunter é especialista em implementação de sistemas de CRM e parceira oficial do Pipedrive no Brasil. Conte conosco para buscar melhores resultados da sua empresa, entre em contato.


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Rodrigo Mu

Marketing Digital

Analista de Marketing Digital na Share Hunter. Graduado em Publicidade e Propaganda pela PUCRS, trabalha há 6 anos com Marketing e Brand Content.


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